retroceder nunca rendirme jamás

quarta-feira, 25 de abril de 2007

O poder da palavra


“As coisas se transformam lentamente no que eu digo”
(Clarice Lispector)


Dizem que no céu existe um anjo que logo após você fazer uma afirmação qualquer, ele diz AMEM, ou seja, “ASSIM SEJA” e assim, vão acontecendo aqui na terra o que a gente se habitua a falar. Essa é uma faca de dois lumes. Pois nós podemos falar coisas que realmente queremos como “estou emagrecendo” ou coisas que não queremos, mas afirmamos com muita força como “estou gorda” ou pior “sou gorda” (esta última frase é ainda pior porque não só afirma uma situação temporária, mas uma declara no nível de identidade, a pessoa está se definindo como gorda).

Já pensaram quantas vezes falamos assim? E agora imaginem que cada vez que falamos isso tem um anjinho que diz “assim seja”... grave né?

Esta informação eu tenho há muito tempo, mas às vezes esqueço e me encontro reclamando ou falando negativamente de mim mesma em questão de sobrepeso... percebi isto quando conheci há alguns dias um grupo de internet que se chama “emagrecendo juntas” é uma boa frase né? Cada vez que alguém diz que estamos emagrecendo juntas, o anjinho diz assim seja!!! Também li de um grupo de emagrecimento, que acho que é parecido aos vigilantes do peso (acho que existe só em SP) que se chama “peso ideal”, achei legal o nome, e sabendo do poder da palavra, é um nome super positivo... já imaginaram? Todos os dias as pessoas declarando “estou no peso ideal” “vou para o peso ideal”? legal né? Olha que não é uma propaganda, não conheço o grupo, mas acho o nome legal porque usando o poder da palavra faz que os membros afirmem o que querem e não o que não querem (por exemplo, já o grupo anti-obesidade não está nessa linha: olha que estou falando só de nome, não do que o grupo seja melhor ou pior em conteúdo ou em resultados)

Esta reflexão sobre o poder da palavra é só para que as que ainda não sabiam saibam e as que sabem pratiquem, falar só o que a gente quer conseguir e não falar no que a gente não quer, porque terminamos atraindo aquelas coisas que não queremos... está um pouco confuso?

Um exemplo, se eu digo não pense em um elefante rosa! Todo mundo pensou em um elefante rosa né? É porque o cérebro não processa a negativa, processa em afirmativo, então devemos pensar “estou emagrecendo cada dia” e não “não estou engordando” pode ser que o significado seja igual ou parecido, mas no cérebro e na programação da nossa mente faz a maior diferença. Acho que muitas das blogueiras já sabem disso porque os nomes dos blogs são super positivos “emagrecendo” “a conquista” “rumo aos 70, 60, 58 etc.” todos eles são um bom exemplo de um bom uso do poder da palavra.

“Já é hora de compreendermos que devemos ser responsáveis ao falar. As palavras tem uma força própria - seguem a lei da gravidade: ao jogar uma bola para cima ela cairá, e poderá bater na sua cabeça, certo? Imagine então que cada palavra que sai de sua boca vai para cima: num dado momento elas cairão... resta saber: são boas ou más palavras? Imagine que palavras boas são flores perfumadas, e palavras ruins são pedras. O que você está jogando no Universo, flores ou pedras? Cada indivíduo deve ser - conscientemente - responsável pelo que diz..”.(Cristina Maruju)
“A palavra tem força criadora. Cada palavra que expressais, exerce uma ação na vossa vida pessoal, a qual será a vosso favor ou contra vós, conforme a idéia expressa pela palavra. Com efeito, cada palavra que emitirdes (da forma que for) é uma expressão, a qual produz uma tendência particular em determinada parte de vossa entidade. Essa tendência pode manifestar-se em vossa mente, no vosso corpo, na vida química deste último, no plano dos desejos, no caráter, em qualquer de vossas faculdades, vindo em seguida, a produzir seus efeitos materiais” (Lourenço Prado)

Comecemos a elaborar frases poderosas e a eliminar aquelas que não estão contribuindo para nosso emagrecimento. Eu tomei a decisão. Alguém me acompanha?

Bjos carinhosos às visitantes e especiais às comentaristas ;)

P.S. alguém sabe como mudar a frase do lado dos comentários? Já li alguns blogs que em lugar se dizer “5 comentários” diz alguma coisa como “5 pessoas estão emagrecendo junto comigo”.

4 comentários:

Tatty disse...

Oi Ama, primeiramente parabéns pela conquista, segundo acho muito interessante mudarmos o nosso palavriado... Vc quer mudar comentário por alguma frase, tem que ir no painel, depois modulos, onde está escrito blog logo em baixo editar, clique alí e quando abrir a tela troque comentário pela frase e salve... uffa... deu para entender?
Bjus!!!!!

Anônimo disse...

OI Ama tudo bem, fiquei muito feliz com a sua visita e mais ainda em saber que você quer participar da campanha, então ama para participar é simples

basta escolher quem você deseja adotar, escolheu ? Então vá no blog da pessoa e deixe o convite “ Estou participando da campanha adote uma amiga especial e escolhi você quer ser minha amiga especial? pronto está feito o convite.......não esqueça de pegar o selinhonok,xau Ama um forte abraço pra te T+.....

Anônimo disse...

Olá...obrigada pela visita e pelo carinho. Use as gifs a vontade tá?
Vc mora no Brasil mesmo?
Eu estou no Japão há 7 meses e vim trabalhar com meu marido. Ainda não sabemos qd vamos voltar ao Brasil, mas as saudades já estão enormesssssssssss....muito bacana seu blog, gostei do jeito q vc escreve.
As palavras têm um poder grande mesmo, mas muitas vezes esquecemos disso e falamos sem pensar.
Posso te ajudar com o blog sim...o q vc gostaria??? Mudar o template? Q tipo de imagens vc gosta? E cores? Aproveita q estou de folga pq depois fica bemmm dificil, rssss, bjs pra vc e tudo de bom!!!

Nathy_Rosa disse...

Bom dia, querida!
Achei fantástico seu post de hoje.
Cheguei aqui no trabalho com muita dor de cabeça, peguei ônibus cheio e estava até agora a pouco me lamuriando.. reclamando de tudo.
Cheguei aqui e levei esse "Tapa na cara" !!
Tenho mesmo que aprender a jogar flores ao universo.. isso pra mim, tem que ser um exercício diário.. como a re-educação.
Beijo grande pra vc e muito obrigada!