retroceder nunca rendirme jamás

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Esforço!!!!

“Os vencedores sempre fazem mais,
muito mais que o suficiente”
Tom Collins


Hoje queria refletir sobre o que eu estou apreendendo nesta blogosfera light e como estou mudando algumas idéias sobre o emagrecimento e a Reeducação Alimentar.
Como eu comentei no meu momento light do encontro, sempre estive acima do peso que eu gostaria... primeiro 3 ou 4 quilos acima, e como brincando cheguei aos 20 quilos acima... já tive épocas também nas quais conseguia perder esses 4 ou 5 quilos e me senti ótima mesmo que não por muito tempo... nessas épocas, não conhecia as palavras Reeducação Alimentar, conhecia as palavras Dieta... aquelas que representavam privações, ir a academia, fechar a boca, dizer não às sobremesas, etc. etc. etc.

Depois conheci a RA com a atrativa proposta de “pode-se comer de tudo” e para ser sincera, apesar de funcionar um pouco no começo depois caía nos excessos. Acho que esse “pode-se comer de tudo” foi por mim mal interpretado. Não fazia esforço nenhum e consequentemente esse tudo virava tudo de todo de tudo... o fato de comer de tudo produzia que não fizesse nenhum esforço por fechar a boca e no fundo acho que quem não faz esforço nenhum não merece recompensa nenhuma... portanto, meu subconsciente achava que não merecia emagrecer e por tanto, não conseguia... (tem tudo a ver que o que eu quero, eu posso, eu mereço este alinhado no mesmo objetivo para chegar no “eu consigo”)

Até perceber isto, queria emagrecer, mas com a desculpa que na RA se pode de tudo, não fazia nenhuma concessão, nenhuma renúncia, nenhum “esforço”.

Agora lendo os blogs das vitoriosas vejo que apesar de que a RA permite comer de tudo, nenhuma das vitoriosas conseguiu o que conseguiu sem esforço (pelo contrário, todas demonstram muita força de vontade, coragem, valor, ânimo, diligência, dinamismo, empenho, forca, energia, vigor!!!!!) muitas delas acordam às 5:30 ou 6:00 da manhã para malhar, para caminhar quando ainda está amanhecendo, vão academia de manha, depois trabalham, depois estudam e depois malham de novo... quase todas mesmo tendo perdido 15, 20, 40 ou 50 quilos anotam tudo o que comem e continuam contando seus pontinhos... todas capricham trocando ingredientes normais pelos light, muitas pesam as comidas, muitas cozinham para levar ao trabalho uma comidinha mais light, planejam o cardápio da semana, se programam, fazem esforços e tem resultados!... em resumo, não é mole não... até agora eu me perguntava por que não emagrecia, mas pondo a mão no coração posso dizer que faltava essa ENERGIA que estou agora captando das vencedoras... assim, por favor quem já venceu e continua vencendo me dê uma forcinha, vou lembrar que os “Os vencedores sempre fazem mais, muito mais que o suficiente”

Beijos no coração

3 comentários:

Beth disse...

Outro excelente post, Amália. Uma reflexão bacana, que certamente agregou a você mais aprendizado e mais capacidade para vencer.
Sobre o colar (li agora seu comentário), comprei num camelô na Tijuca, ali quase em frente á Líder (na Conde de Bonfim) e foi baratinho. LIndão né?
rs
Beijos
Beth
http://aconquista.zip.net

Anônimo disse...

É isso ai menina, esse é o caminho as vezes ele fica dificil, mas se formos em frente dá certo... beijocas e fique bem...

Cynthia disse...

Nossa Amália você me descreveu no seu post.... eu me engano fazendo uma reeducação sem algumas privações ou esforço. Eu acordei para isso ontem, e entendi que preciso de dedicação. Mas vamos chegar lá sim! Beijos