retroceder nunca rendirme jamás

sexta-feira, 8 de junho de 2007

O PRINCÍPIO 90 / 10


Oi todo o mundo!!!
como foi o feriado??? o meu foi tranquilo... de mãe 100% porque o maridão estava se sentindo um pouco dodoi e dei o dia livre... só descanso... saí ao shopping com minha filhota e até comprei sorvete para ela sem sequer esperimentar.... ponto para mim!!!
Hoje li o blog da Beth como ela encarou um desafio profissional e me fez lembrar deste princípio 90/10 .. vou compartilhar com vocês para todos termos a teoria... agora se querem um exemplo prático, é só ir no blog da Beth...

beijos para vocês e ótimo final de semana... eu irei ao encontro e estou muito feliz por isso!!!!
até lá as blogueras do Rio de Janeiro e até segunda as blogueras do resto do país!!!
Segunda feira devo ter novidades, vou fazer ultrasonografia neste sábado e se o/a neném quiser já poderemos saber o sexo!!! aqui transcrevo para vcs o "Principio" vale a pena ler e praticar
"O PRINCÍPIO 90 / 10 - Stephen Covey
Que princípio é este?
Os 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você.
O que isto quer dizer?
Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede. Não podemos evitar que o carro enguice, que o avião atrase, que o semáforo fique no vermelho. Mas, você é quem determinará os outros 90%.
Como? Com sua reação.
Exemplo: você está tomando o café da manhã com sua família. Sua filha, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa branca de trabalho. Você não tem controle sobre isto. O que acontecerá em seguida será determinado por sua reação.
Então, você se irrita. Repreende severamente sua filha e ela começa a chorar. Você censura sua esposa por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa. E tem prosseguimento uma batalha verbal. Contrariado e resmungando, você vai mudar de camisa. Quando volta, encontra sua filha chorando mais ainda e ela acaba perdendo o ônibus para a escola. Sua esposa vai pro trabalho, também contrariada. Você tem de levar sua filha, de carro, pra escola. Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado. Depois de 15 min. De atraso, uma discussão com o guarda de trânsito e uma multa, vocês chegam à escola, onde sua filha entra, sem se despedir de você. Ao chegar atrasado ao escritório, você percebe que esqueceu de sua maleta. Seu dia começou mal e parece que ficará pior. Você fica ansioso pro dia acabar e quando chega em casa, sua esposa e filha estão de cara fechada, em silêncio e frias com você.
Por quê? Por causa de sua reação ao acontecido no café da manhã. Pense: por quê seu dia foi péssimo?
A) por causa do café?
B) por causa de sua filha?
C) por causa de sua esposa?
D) por causa da multa de trânsito?
E) por sua causa?
A resposta correta é a E. Você não teve controle sobre o que aconteceu com o café, mas o modo como você reagiu naqueles 5 minutos foi o que deixou seu
dia ruim.
O café cai na sua camisa. Sua filha começa a chorar. Então, você diz a ela, gentilmente: "está bem, querida, você só precisa ter mais cuidado". Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva, você volta, olha pela janela e vê sua filha pegando o ônibus. Dá um sorriso e ela retribui, dando adeus com a mão.
Notou a diferença? Duas situações iguais, que terminam muito diferente. Por quê? Porque os outros 90% são determinados por sua reação.
Aqui temos um exemplo de como aplicar o Princípio 90/10. Se alguém diz algo negativo sobre você, não leve a sério, não deixe que os comentários negativos te afetem. Reaja apropriadamente e seu dia não ficará arruinado.
Como reagir a alguém que te atrapalha no trânsito? Você fica transtornado?
Golpeia o volante? Xinga? Sua pressão sobe? O que acontece se você perder o emprego? Por quê perder o sono e ficar tão chateado? Isto não funcionará.
Use a energia da preocupação para procurar outro trabalho. Seu vôo está atrasado, vai trapalhar a sua programação do dia. Por quê manifestar frustração com o funcionário do aeroporto? Ele não pode fazer nada. Use seu tempo para estudar, conhecer os outros passageiros. Estressar-se só piora as coisas.
Agora que você já conhece o Princípio 90/10, utilize-o. Você se surpreenderá com os resultados e não se arrependerá de usá-lo. Milhares de pessoas estão sofrendo de um stress que não vale a pena, sofrimentos, problemas e dores de cabeça. Todos devemos conhecer e praticar o Princípio 90/10. Pode mudar a sua vida!"


7 comentários:

Anônimo disse...

oi Amalia, obrigada pela visita, já te linkei!!
O importante é se cuidar sempre, eu me descuidei na gravidez, não caia no mesmo erro não ..
Bom feriado para vc, beijos

Dré disse...

Oi Amália!
Mais um texto ótimo! Gosto de passear pelos bloguinhos pq sempre relembro algo ou aprendo mais! Este princípio 90/10 eu já conhecia, mas estava esquecida - então - foi muito bom relembrar e tentar aplicar melhor na minha vida!!!
Parabéns por ter resistido ao sorvete de sua filha!!!
Eu fui almoçar fora hoje e comi yakissoba - tem muitos pontos, mas enfim, não posso ficar presa em casa o tempo todo, né? Evitei comer a sobremesa chinesa... já é um ganho!!!
Estarei aqui na segunda pra saber se o seu bebê já vai nos contar qual o sexo... tô muito curiosa!!!

Bjs pra vc e tenha um ótimo sábado!
*

Anônimo disse...

Linda achei oitmo esse texto a=que vc deixou, como em fez refletir, como tenho levado a vida está semana, vou copiar para ler tosa esta semana, bjo te vejo no encontro linda, bjosss

Anônimo disse...

Oi boa noite!
Parabéns para vc é família linda isso é muito importante na nossa caminhada, seu marido muito simpático espero que ele apareça mais para jogar com os amigos afinal o dia tbm e nosso rsrss bjss boa semana para ti!!!

Dré disse...

Oi Ama!
Estou passando para lhe desejar uma ótima semana!!! Estou aguardando o resultado de sua ultra... será um garotinho ou uma garotinha?? Nossa... que legal!!!

Beijos e saúde para vcs...
*

Anônimo disse...

Oi Amália, adorei a sua visita! Vamos manter contato sim! Vc está no início da gravidez, mas pelo que eu vi já passou das terríveis 12 semanas de enjôo, né? Estou no segundo bebê, já tenho um de 2 anos, na primeira gravidez não senti enjôos, mas desta vez eu sofri. Agora já estou na 31ª semana e estou me sentindo muito pesada, já engordei 12kgs...as pessoas dizem que eu estou ótima, mas a gente percebe onde está a gordurinha extra. Tome cuidado, coma mais frutas no lugar de besteiras que vc consegue segurar a balança!

beijão, Laura.

Anônimo disse...

Oi Amalia, foi ótimo conhecer sua bela familia no encontro, sua filha é linda! Parabéns!
Espero que dentre em breve vc consiga descobrir o sexo do seu bebezinho. Beijocas