retroceder nunca rendirme jamás

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Metabolismo


Olá pessoal
Ontem li uma reportagem da Veja desta semana interessante sobre o metabolismo que explica por que uns sortudos comem de tudo e tem vida sedentária e não engordam e outros assimilam rapidamente tudo o que comem (acho que aí estamos nós né?). A genética influi muito, mas a boa notícia é que tem coisas a ser feitas para acelerar nosso metabolismo... vou colar aqui algumas partes da reportagem (que traz exemplos que explicam tudo) e depois postar umas dicas que recebi para acelerar o metabolismo ok? acho que ajuda a tod@s...

"Para as pessoas sadias o metabolismo que realmente importa é aquele que pode interferir na silhueta, o chamado metabolismo energético. É ele que coordena a matemática das calorias que entram, que saem e quanto é estocado sob a forma de tecido adiposo. A eficácia com que o organismo gasta energia varia de uma pessoa para outra. Numa sala com 100 pessoas, provavelmente haverá 100 diferentes taxas de metabolismo. Os genes respondem por até 50% do ritmo metabólico de cada um. Está na genética do metabolismo a explicação para o fato de a estudante de nutrição Talita Gonçalves, de 21 anos, brigar desde menina com a balança – apesar de muito frango grelhado e salada. Com 1,60 metro, ela pesa hoje 67,9 quilos. Já a recepcionista Graziella Farinazo, de 20 anos, é do tipo que come de tudo, não faz atividade física e não há nada que a faça engordar. Mede 1,64 metro e pesa 47,2 quilos. Diante de uma silhueta dessas, concebida sem nenhum esforço, é inevitável que os amigos brinquem que ela "é magra de ruim". A resposta para casos tão diferentes está no ritmo metabólico. O de Talita é 12% menor, embora ela tenha praticamente a mesma idade e a mesma altura de Graziella. Parece pouco, mas não quando isso significa caminho livre para consumir bolachas, chocolates ou se dar ao luxo de não fazer ginástica. Isso, é claro, deixando de lado (pelo menos um pouquinho) a preocupação com a saúde."
Aí vão as boas notícias
Ainda que o peso da genética sobre o metabolismo seja grande, não se pode desprezar o impacto do estilo de vida sobre o metabolismo. Os bons hábitos podem acelerar o ritmo metabólico. Os maus, diminuí-lo. Entre as alternativas mais efetivas para aumentar o metabolismo, está o treino para ganho de massa muscular. Quanto mais músculos, maior será a taxa metabólica. A explicação é que o tecido muscular gasta mais energia para funcionar do que o tecido adiposo. Meio quilo de músculo queima 35 calorias por dia, enquanto para a mesma quantidade de gordura o gasto é de somente 2 calorias diáriasAinda que o peso da genética sobre o metabolismo seja grande, não se pode desprezar o impacto do estilo de vida sobre o metabolismo. Os bons hábitos podem acelerar o ritmo metabólico. Os maus, diminuí-lo. Entre as alternativas mais efetivas para aumentar o metabolismo, está o treino para ganho de massa muscular . Quanto mais músculos, maior será a taxa metabólica. A explicação é que o tecido muscular gasta mais energia para funcionar do que o tecido adiposo. Meio quilo de músculo queima 35 calorias por dia, enquanto para a mesma quantidade de gordura o gasto é de somente 2 calorias diárias " (Revista VEJA 10 julho 2007)
Agora as dicas que recebi por e-mail
Aí vai a primeira:
Faça mais refeições (pequenas) Em vez de café da manhã, almoço e jantar, fracione os alimentos em seis pequenas refeições. O organismo vai perceber que não ficará tanto tempo sem receber comida e, por isso, não precisará economizar e estocar calorias. Em duas semanas, você começa a se sentir mais satisfeita com porções menores de alimentos. A capacidade do seu estômago encolhe cerca de 30%, sua ingestão calórica diminui 10%, seu metabolismo ganha pique e você pode perder até 2 quilos por mês.

bom... fico por aqui, vamos acelerar nosso metabolismo!!!!! mais dicas daqui a pouco....
beijossssssss
PS Eu e baby estamos bem... na escolha de nomes...amanhã informo os finalistas :)
fiz ultra na quinta É UMA MOÇA CONFIRMADISISISISIMO
amanhã conto mais detalhes... hoje estou correndo

É possível interferir no ritmo metabólico e alterar o modo como o organismo processa e estoca calorias. Bom para a saúde e para a silhueta

Um comentário:

Bartira Betini disse...

nossa! adorei o trecho da matéria, eu tava mesmo querendo ler essa reportagem da Veja agora que vou atrás...hehehe... Não sabia que vc estava grávida, parabéns!!!! Depois venho aqui correndo ver o seo do bebe...hehehe...beijos mil.